quinta-feira, 21 de março de 2013

36 Toda nossa oração é em Cristo

Cristo com a iconografia do filósofo romano, Catacumbas de Comodila, Roma, séc. IV.
Se os salmos são Palavra de Deus, então é Deus mesmo que fala nestas orações, é Ele quem reza. Deus que ora e Deus que atende a oração: um problema que somente Jesus encontra a solução. Ele é o nosso porta-voz, seja no tempo de sua humilhação, seja na sua elevação eterna. Ele reza por nós diante do trono de Deus. Cristo, o Filho de Deus tornado homem, reza ao seu Pai. Ora na posição de nosso irmão, que nos conhece. Não pronuncia esta oração em nosso lugar, como se não pertencesse, também Ele, a nossa raça, como se não estivesse conosco; Ele, de fato, fez sua a nossa oração e, em uma intercessão eterna, a faz sua todos os dias, lão onde se prega em seu nome. Isto nos leva a ver a diferença essencial que intercorre entre a oração cristã e todas as outras orações. A oração cristã não é uma oração imediata, como se, assim diretamente, nós pudéssemos encontrar, na oração, aquele acesso a Deus que nos foi rejeitado por outras vias; como se Deus tivesse que agir, em relação a nós, através de seu mediador, e nós pudéssemos, graças a nossa oração, saltar este mediador. A nossa oração é uma oração transmitida por
Cristo, que é o mediador. O fato que nós possamos atingir Deus na oração não é uma evidência religiosa: é um fato tornado possível unicamente por Cristo. Nenhuma oração encontra a estrada para Deus se Jesus Cristo, o nosso intercessor, não a toma e a diz por nós; nenhuma oração encontra esta via senão é pronunciada no nome de Jesus Cristo. Não se trata de uma fórmula, mas de uma realidade: a nossa oração é ligada ao homem Jesus Cristo, à sua vida, à sua morte e ressurreição, ligada ao ato anterior e já consumado de Deus, à Palavra, pronunciada por Deus, que nos absolve. Porque Deus se fez homem e sofreu conosco, foi provado em todas as coisas, como nós, na angústia e na morte, e «nos dias de sua carne, ofereceu orações e súplicas com fortes gritos e lágrimas» (Hb 5, 7); por isso e nisto somente, nós temos a graça da oração.

A oração cristã existe, pois, unicamente em base da Palavra de Deus, pronunciada em Jesus Cristo e, em base da intercessão eterna de Jesus Cristo pela sua comunidade. Vale dizer que a oração cristã é uma oração ligada à Sagrada Escritura. O verdadeiro presuposto da oração cristã é o fato de que Deus permaneça também lá, aquele que fala, isto é, o sujeito; o fato de que ela seja a Palavra de Deus, isto é a oração de Jesus Cristo, o grande sacerdote.

Ora, os Salmos exprimem, precisamente este dado de fato, enquanto se apresentam a nós como oração da comunidade de Deus e como Escritura Santa. Isto significa muito simplesmente que é Cristo mesmo aquele que reza nos Salmos, e que nós repetimos estas orações no nome de Jesus Cristo. Não tem sentido, pois, conceber as orações dos Salmos como orações de imediatez, como se fôssemos nós o sujeito; trata-se, ao contrário, de compreender e de rezar os Salmos como oração de Jesus Cristo na comunidade, ou como as orações da comunidade no nome de Jesus Cristo.

D. Bonhoeffer, Textes choisis, 204-205.

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